O labirinto do Fauno - Guillermo Del Toro e Cornélia Funke
Título: O Labirinto do Fauno
Autores: Guillermo del Toro e Cornelia Funke
Sinopse: “Era uma vez, uma princesa perdida havia muito, muito tempo. Uma floresta repleta de encantos e mistérios. E um Fauno, disposto a ajudá-la a voltar para casa.” Na década de 1940, diante da brutalidade de seu cotidiano na Espanha Fascista, Ofélia, uma menina de treze anos cujos melhores amigos são os livros, é conduzida a um universo mágico, que extrapola os limites entre sonho e realidade, beleza e horror. Nesta edição, Cornelia Funke tece em palavras a inesquecível obra-prima de Guillermo del Toro. A narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chaves de O Labirinto do Fauno. Uma ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.
Avaliação: 5🌟 + 🖤
Em “O Labirinto do Fauno” conhecemos a jovem Ofélia, uma menina de apenas 13 anos mas que já conhece a dor da perda. Ela perdeu seu pai há pouco mais de um ano, e sua mãe pensando no futuro da filha e dela mesma, sem um marido por perto, decide-se casar novamente. Ofélia, desse modo, é forçada a abandonar tudo aquilo que conhece e entende como certo para viver no norte da Espanha, em meio a uma floresta muito antiga que guarda milhares de histórias e com um novo “pai”.
Ofélia é uma menina retraída, que tem como melhores amigos os livros. “As letras eram como pegadas na neve, uma paisagem vasta e clara intocada pela dor, imune às memórias, sombrias demais para serem guardadas, agradáveis demais para serem esquecidas.” Perdida, em um ambiente que não era o seu, com sua mãe grávida e enjoada pela longa viagem de carro e um “pai” que lhe arrepiava até o último fio de cabelo, Ofélia, levada pela curiosidade infantil, decide adentrar a floresta que cerca a casa onde ela vive. Seguindo uma espécie de fadinha, ela acaba por ser levada a um labirinto, onde em seu centro existe um poço feito de pedra e fincado no chão. Com uma coragem impressionante Ofélia, segue em direção ao poço.
É lá onde ela encontrará um ser que nunca viu, e que de fato que causa espanto. Este ser se apresenta como sendo um Fauno, conta que estava há muito tempo aguardando o seu retorno. A jovem Ofélia se sente perdida, sem entender uma palavra do que aquele estranho Fauno estava querendo lhe dizer, e é então que ele lhe explica que está há muito tempo procurando a princesa Moana, do Reino Subterrâneo, e que acredita fielmente que o espírito de sua majestade vive em Ofélia, e que para provar que seu coração ainda é puro e voltar para seu lugar de direito, o Fauno conta que Ofélia terá que passar por três desafios, lhe entrega um grande livro e diz que ele mostrará o que deve ser feito.
É dentro desse cenário que Ofélia irá viver a maior aventura de sua vida. Em um caminho cheio de obstáculos, desafios, criaturas mágicas e estranhas, é onde ela. vai mostrar toda a coragem que possui.
Paralelo a isso, tem-se uma Espanha fascista que vive em batalhas. É nesse cenário que conhecemos o Capitão Vidal, padrasto de Ofélia, o Dr. Ferreiro e Mercedes, personagens de extrema importância para todo o desenrolar da história.
Essa história me encantou desde o momento em que eu pus as minhas mãos no livro, ganhei ele de presente e não pude resistir de mergulhar nessa fantasia incrível. Tudo no livro me ganhou, a bravura da Ofélia, de Mercedes, o vilão da história muito bem construído, todas as descrições dos ambientes muito lógicas e que realmente nos transporta para aquele ambiente. Para quem gosta do gênero fantasia é uma história muito maravilhosa, recomendo de olhos fechados, me apaixonei por toda a trama e pela pequena Ofélia, recomendo de olhos fechados.
E a diagramação do livro, a capa e as ilustrações vieram pra dar um charme maior e fechar com chave de ouro essa história, arrisco dizer que é um dos livros mais bonitos da editora intrínseca. AAA e pra ter uma experiência completa, depois de ler eu assiste ao filme, confesso que o livro é bem mais completo, até porque ele traz 10 crônicas que são intercaladas na história, que complementam várias partes importantes da fantasia, mas vale a pena. Para quem tiver interesse o filme tá disponível na Netflix com o mesmo nome do livro.
Quotes:
“A mãe não tinha forças para protegê-la. Era uma daquelas mulheres que buscavam a força nos homens, em vez de reconhecê-la no próprio coração.”
“Não. Não existia Deus. Não existia magia. Só existia a morte.”
“Alegria. Que sentimento era esse? Ela não lembrava mais…”
“Tiros e choros… esses são os sons do mundo. Tinha que haver mais coisas além disso, só que Mercedes não lembrava mais.”
“Os mortais não entendem que a vida não é um livro que você fecha só depois de ler a última página. Não existe última página no Livro da Vida, pois a última é sempre a primeira página de outra história.”
“São poucos e raros os que sabem para onde olhar e o que escutar. Mas, assim como nas melhores histórias, são esses que fazem a diferença."
0 comentários