A Sociedade do Anel - Senhor dos Anéis


Autor: J. R. R. Tolkien 
Avaliação: 4,5 
Sinopse: A Sociedade do Anel começa no Condado, a região rural do oeste da Terra-média onde vivem os diminutos e pacatos hobbits. Bilbo Bolseiro, um dos raros aventureiros desse povo, cujas peripécias foram contadas em O Hobbit, resolve ir embora do Condado e deixa sua considerável herança nas mãos de seu jovem parente Frodo.
O mais importante legado de Bilbo é o anel mágico que costumava usar para se tornar invisível. No entanto, o mago Gandalf, companheiro de aventuras do velho hobbit, revela a Frodo que o objeto é o Um Anel, a raiz do poder demoníaco de Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de eliminar a ameaça de Sauron é destruir o Um Anel nas entranhas da própria montanha de fogo onde foi forjado.
A revelação faz com que Frodo e seus companheiros hobbits Sam, Merry e Pippin deixem a segurança do Condado e iniciem uma perigosa jornada rumo ao leste. Ao lado de representantes dos outros Povos Livres que resistem ao Senhor Sombrio, eles formam a Sociedade do Anel.


Um pouco da história… 


“A coragem se encontra em lugares inesperados”

A sociedade do Anel é o primeiro volume de O senhor dos Anéis, e é dividido em dois livros. A história contada aqui se passa 70 anos após o final de O Hobbit, e começa com Bilbo Bolseiro, nosso querido hobbit do Condado, organizando sua festa de aniversário de 111 anos. 

Gandalf, o Cinzento não poderia estar de fora dessa comemoração e quando chega ao Condado fica sabendo por Bilbo, seu amigo de longas datas, que este deseja voltar a viajar pela Terra-Média e que a vida pacata como um velho hobbit não lhe agrada mais. 

É com esses pensamentos em mente que Bilbo, em sua festa de aniversário, faz um belo discurso e desaparece no meio da comemoração. Isso causa o maior alvoroço entre os hobbits presentes, principalmente em Frodo, parente que morava sob o mesmo teto que o Bilbo. 

Após a partida do hobbit, todos os pertences dele passam a ser agora de Frodo e isso inclui um certo anel mágico, tido como precioso por Bilbo. Tempos passam até que Gandalf retorna ao Condado, onde confidencia a Frodo o real significado por trás do anel e o quanto todos estão em perigo por porta-lo. 



“mas que não jure que caminhará no escuro aquele que não viu o anoitecer.”

É movido por essas circunstância que Frodo deixa sua pacata toca no Condado para embarcar em uma aventura, com seus companheiros Sam, Merry e Pippin. Os quatro hobbits partem ao encontro de Gandalf e um dos primeiros obstáculos que enfrentam são os  Cavaleiros Negros de Mordor, que estão em busca do anel de Sauron

É em Valfenda que acontece o Conselho de Elrond, onde representantes dos povos da Terra-Média se encontram para decidir o que será feito do anel. E é lá que decidem destruir o anel, e para isso se reúnem os quatros hobbits, um mago, dois representantes dos homens, um elfo e um anão, formando assim a sociedade do anel.


O que achei 


“Quem sabe as trilhas que cada um há de percorrer já estejam estendidas diante de vossos pés, apesar de não as verdes.” 

A leitura de A sociedade do Anel foi mais uma do projeto “Uma viagem a Terra-Média”. Ter sido realizada durante todo o mês foi sem dúvidas um divisor de águas, pois diferente de O Hobbit, esse aqui possui uma linguagem mais densa, mais detalhada e com capítulos beeem maiores o que tornou a leitura mais lenta. 

A quantidade de informações contidas nesse livro é grande e não tem como ser lido de uma maneira muito rápida - pelo menos, não no meu caso. Então, por ser uma leitura coletiva e ter as metas semanais bem definidas me ajudou muito a compreender a história melhor e não ter desistido no meio do caminho. 

O único ponto “negativo” da história toda foi esse, possuir capítulos grandes e por às vezes apresentar uma linguagem mais densa e de difícil entendimento. Mas fora isso tem sido fantástico acompanhar a trajetória do Frodo. É uma história de altos e baixos, com muitas coisas interessantes e que merecem ser descobertas. 



Tem muita coisa para acontecer ainda, Frodo praticamente acabou de começar sua jornada e o final desse primeiro volume me deixou muito curiosa com o que vai acontecer pela frente. 

Uma das coisas que mais gostei aqui foi a amizade entre o Sam e o Frodo e o quanto isso é importante para o decorrer da história. Amei conhecer o Sam e quero guardar ele dentro de um potinho. 

Meu mood atual é: Aguardando os próximos eventos e esperando ser surpreendida pelo tio Tolkien

Espero que tenham gostado da resenha! Antes de ir embora não esquece de conferir as outras resenhas que temos aqui. 

Um beijão e até mais! 


Você também pode gostar de

0 comentários