As Duas Torres - O Senhor dos Anéis
Título: As duas torres
Autor: J. R. R Tolkien
Avaliação: 5
Sinopse: O segundo volume de O Senhor dos Anéis narra os caminhos separados seguidos pelos membros da Sociedade do Anel em sua luta para deter Sauron. Um ataque-surpresa pôs fim à jornada conjunta da Sociedade do Anel. De um lado, o trio formado pelo elfo Legolas, pelo anão Gimli e por Aragorn, herdeiro da realeza dos Homens, tenta resgatar os jovens hobbits Merry e Pippin, capturados por guerreiros-órquicos.
Enquanto isso, do outro lado das montanhas, Frodo e Sam buscam uma maneira de entrar em Mordor e chegar até a montanha onde o Anel foi forjado, único lugar onde é possível destruí-lo.
Um pouco da história…
Em As Duas Torres vemos o desfecho que Boromir teve após os acontecimentos em A Sociedade do Anel e logo em seguida os membros da comitiva sendo separados. Em meio ao ataque órquico Mery e Pippin foram sequestrados com o intuito de levá-los a Saruman.
No livro III do segundo volume da trilogia vemos Legolas, Gimli e Aragorn embarcando na missão de resgatar seus companheiros hobbits e começando a seguir os rastros dos orques. O elfo, o anão e o representante dos homens encontram os Cavalheiros de Rohan que serão de extrema importância para o desenrolar da história. Já Mery e Pippin, após passarem por apertos juntos aos orques conseguem fugir, é em Fangorn onde encontram uma ajuda totalmente inesperada.
Já do outro lado da história - contada no livro IV - Sam e Frodo encontram-se vagando pelas colinas da Emyn Muil com o desejo de chegarem a Mordor para destruírem o anel. Em meio a sua expedição os dois hobbits contaram com um ajuda bastante inusitada, e terão que lidar com a desconfiança, o cansaço, a fome, e a esperança de acabar de uma vez por todas com o UM anel.
O que achei…
Diferente do primeiro volume em As duas Torres a leitura fluiu demaaais!! Acredito que tanto pelo fato de já estar mais habituada a escrita do Tolkien quanto por ter passado pela fase introdutória da história.
Esse livro foi um compilado de acontecimentos surpreendentes, a cada capítulo algo de novo acontecia e era muito importante para a história. Gostei da dinâmica de divisão dos acontecimentos e da forma como foi retratado os confrontos ao longo do livro contendo mais riqueza de detalhes.
Os Ents foi algo que me agradou e muito nesse livro, achei bem interessante a história e a força que eles carregam e queria ter visto um pouco mais do confronto entre eles e os orques.
A meu ver o Frodo, apesar de ser o detentor do anel, não é um personagem muito ativo e em muitas partes vejo ele como alguém que se deixa ser levado pelos acontecimentos, gostaria de ver um pouco mais de força nele.
Por outro lado o Sam comove com toda a sua lealdade. É um verdadeiro para o Frodo e o tenta proteger sempre, não importa a situação em que esteja. Nesse livro ele se mostrou muito corajoso e foi algo que amei ter visto.
Estou com altas expectativas para O retorno do Rei, quero saber como toda essa história vai desenvolver e qual vai ser o destino final do personagens!
0 comentários